As Flores do Defeito

Certo carregador de água tinha 2 grandes potes, cada um pendurado numa ponta de um cabo, o qual ele carregava sobre seus ombros. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro pote era perfeito e sempre levava a porção completa de água até o final da longa caminhada. O pote rachado chegava só com a metade.

Por 2 anos isto se repetiu diariamente, com o carregador trazendo apenas um pote e meio de água. Naturalmente, o pote perfeito estava orgulhoso de seu desempenho, perfeito até o final para o propósito a que tinha sido feito. Mas o pobre pote rachado estava envergonhado de sua própria imperfeição, e miserável por ser capaz de alcançar apenas metade daquilo a que tinha sido feito para fazer.

Depois de 2 anos do que sentia ser uma falha insuportável, ele um dia falou ao carregador perto do riacho.

Estou envergonhado de mim mesmo, e eu quero me desculpar com você.
Por quê? – perguntou o carregador.
Do que você está envergonhado?

– Tenho conseguido, nestes últimos 2 anos, entregar apenas metade de meu carregamento porque esta rachadura faz com que a água vaze por todo caminho. Por minha causa, você tem que realizar todo este trabalho, e você não recebe o valor todo de seus esforços, disse o pote.

O carregador sentiu pena do velho pote rachado, e em sua compaixão ele disse:
– Enquanto nós voltarmos à casa, eu quero que você note as flores lindas que há ao longo da trilha.

De fato, a medida que eles subiram a colina, o velho pote rachado notou o sol que aquecia as lindas flores silvestres ao lado da trilha, e isto o animou um pouco. Mas ao final da trilha, ele ainda se sentia mal porque tinha vazado metade de seu carregamento, e de novo se desculpou com o carregador por sua falha.

O carregador disse ao pote:

– Você notou que haviam flores apenas em seu lado da trilha, mas nenhuma do lado do outro pote? É porque eu sempre soube de seu defeito, e eu aproveitei o mesmo. – Eu plantei sementes de flores do seu lado da trilha, e cada dia enquanto eu voltava do riacho, você as regou. Por 2 anos eu tenho sido capaz de colher estas lindas flores para decorar a mesa. Sem você ser do jeito que é, nunca iria ter esta beleza para agraciar a casa.

Cada um de nós tem seus próprios defeitos. Somos todos potes rachados. Mas se nós permitirmos a Natureza utilizará nossos defeitos… Na imensa Sabedoria Divina, nada se perde.

(Autor Desconhecido)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s